Buscar
  • Aletha Braga

Cuidados na Praia - Veja dicas que vão te ajudar


O verão já está com tudo e o carnaval está chegando. Os dois juntos é sinônimo de viagem, praia e mar. É sempre bom começar o ano banhando os pés na água. Mas, é necessário pensar na segurança em primeiro lugar. Principalmente para os que não sabem nadar e para as crianças.


Quais são as principais dicas de segurança na praia? Quais cuidados devo ter ao entrar no mar? Quais os riscos de entrar no mar sem saber nadar?


Podem parecer dicas óbvias e bobas, mas quando estamos distraídos e nos divertindo esquecemos de ficar atentos aos detalhes e isso pode custar sua vida ou de alguém que você ama.


Lembrando, se você não tem nenhuma noção básica de natação fique apenas na parte rasa. Se possível tenha aulas de natação básica para sua sobrevivência.



1. NUNCA ENTRE NO MAR SOZINHO


Isso serve tanto para quem já sabe nadar, como para quem não sabe. O mar é inconstante e pode mudar rapidamente sem nenhum aviso, a maré pode subir, a correnteza pode te levar, você pode passar mal, ter cãibras ou qualquer outro problema. Então em hipótese alguma entre no mar sozinho. Vá sempre com um amigo ou familiar. Se por algum motivo, (indo contra a nossa indicação) você queira entrar no mar sem ninguém. Tente ficar o mais próximo possível de outras pessoas e de pontos com salva-vidas e evita o fundo. Sempre.


2. NÃO DEIXE A CORRENTEZA TE DISTANCIAR


É extremamente comum você entrar no mar na frente de seu quiosque e sair já na outra ponta da praia. Isso acontece devido a correnteza da água que mesmo estando leve consegue te direcionar para onde ela está indo. Para não deixar isso acontecer use algo grande como referência, pode ser alguma montanha ao fundo, um prédio ou um quiosque grande que você sempre possa ver. Para os pequenos a dica é a mesma, você também pode combinar um local para se encontrarem em caso de perda e para os menorzinhos é ótimo colocar uma pulseira ou colar de identificação, com o nome da criança, dos responsáveis e telefones de contato.


Outra coisa fundamental para os pequenos é sempre conversar com eles antes sobre as regras. Como ficar perto dos pais, não falar com desconhecidos (exceto em caso de emergência). E claro, em caso de problema sempre procurar um guarda ou salva-vidas.


3. CUIDADO COM O MAR

Mesmo não estando sozinho o mar pode ser traiçoeiro. E não falo apenas da maré e da correnteza, mas é muito comum ter bancos de areia ou pedras no fundo que ficam escondidas pela espuma e cor da água. Então evite mergulhar. Apesar de gostoso, você pode bater a cabeça em uma pedra e se machucar. Tente sempre olhar onde pisa e andar com cuidado. Infelizmente nossos mares possuem muito plástico e vidro que podem te machucar assim como alguns animais que vivem ali (assim como na areia também).


Os bancos de areia são o que mais podem assustar, afinal você está andando no raso e do nada está fundo ao ponto de não dar pé. Por isso, novamente, sempre esteja com alguém perto e olhe para onde está indo. E NUNCA vá para o fundo se não tiver conhecimento de natação.


4. CUIDADO COM O SOL


Não é apenas o mar que precisa de atenção. Tente evitar a praia nos horários de sol forte como ao meio-dia. E independente do horário sempre passe protetor solar em todo o corpo, principalmente em regiões como maçãs do rosto, nuca e ombros.


Para as crianças evite deixá-las expostas diretamente ao sol por mais 30 minutos. Crianças maiores de 7 anos podem ficar um período de até uma hora. O protetor solar deve sempre ser reaplicado entre uma e duas horas depois da primeira aplicação e se a criança (e o adulto também) entrar em sair várias vezes da água. Aproveite e use e abuse de acessórios como chapéus, bonés de praia e óculos escuro.


5. FIQUE DE OLHO NA COMIDA


Todos adoramos comer um petisco à beira mar, como camarões e sucos naturais. No entanto, deve-se tomar muito cuidado. Devido ao calor os alimentos estragam muito fáceis e o que causa fortes intoxicações alimentares. Evite comprar comida de ambulantes que ficam o dia todo andando na areia e sempre prefira um quiosque que pareça de boa procedência. E lembre-se de se hidratar o tempo inteiro. Beba muita água e opte por sucos naturais em vez de refrigerante.


Nunca , entre no mar após uma refeição ou após ingerir bebida alcoólica. Isso mesmo, não é apenas mito de nossos pais e avós. Realmente após a refeição nosso corpo está preocupado em fazer a digestão, se você fizer qualquer atividade física intensa (nadar por exemplo)pode sentir enjoos, refluxo e até vomitar. Além disso, podem ocorrer câimbras que dentro da água podem ser muito perigosas. Então evite comer e entrar no mar, espere no mínimo 1 hora para a digestão ser feita.


6. FIQUE ATENTO A SINALIZAÇÃO


Normalmente as praias destinadas a banhistas possuem diversas sinalizações que vão te ajudar. Como placas escritas: “"Perigo", "Perigo: correnteza" ou "Perigo/guarda-vidas": essas placas são colocadas exatamente na direção das valas, em locais onde existem pedras à vista ou há a possibilidade de correnteza. Não se deve entrar no mar neste lugar.


Muitas praias também usam bandeiras com sinalização: vermelha significa perigo e alto risco de afogamento. Não se deve nadar nessa parte da praia. A amarela simboliza cuidado. Se você entrar no mar, procure não ir muito longe, pois há risco de a maré subir e haver correnteza. Já a bandeira verde quer dizer que o banho de mar está liberado.


Caso a praia em que você esteja não possua nenhuma sinalização recomendamos que procure um salva-vidas para conversar. Ele poderá te dizer quais são os lugares mais seguros para ficar e te falar como a maré está naquele dia. Isso poderá salvar sua vida e de sua família



O que achou das nossas dicas? Pronto para colocar tudo em prática?


A praia é um lugar maravilhoso para passar com a família e amigos, se divertindo, aproveitando a brisa do mar. Mas, não esqueça de se cuidar. A praia não é lugar para se arriscar. Fique dentro dos seus limites e de sua zona de conforto (zona segura).


Espero que tenham gostado. Compartilhem com o máximo de pessoas possível, isso pode ajudar muita gente.


Até a próxima!


Não sabe onde aprender a nadar? Entre em contato conosco e agende sua aula experimental.


55 visualizações
Av Miguel Conejo, 1253 - Freguesia do Ó 
Tel.: (11) 2574-9551

CONTATO